2ª Via de boleto (16) 3830-3000

Projetos Sociais

Projetos próprios e apoiados

Natal das crianças 2012 : Creche Laudemiro Dias Ferreira

No dia 13/12/12 a Unimed Norte Paulista realizou a entrega de brinquedos à Creche Laudemiro Dias Ferreira na cidade Miguelópolis, a creche foi vencedora no concurso realizado em nosso Portal Eletrônico.

No evento, foi servido pipoca e algodão doce, onde mais de 150 crianças beneficiadas com brinquedos doados pelos médicos cooperados da Unimed, todas devidamente matriculadas na creche dirigida pela Sra. Sara Jacule Ferreira Jambelci que juntamente com a Sra. Neusa Leal ,Secretária da Educação, recebeu a Sra. Aline Freitas, assistente social da Unimed, para a entrega dos presentes.

A Unimed Norte Paulista acredita que ações como esta são sempre oportunas, benvindas, pois trazem sempre alegria na chegada e, na partida, deixam somente boas lembranças.

As crianças são o futuro e o que é vivido hoje reflete no cidadão de amanhã. Por isso a Unimed possui projetos como o Programa Félix que propõe a inclusão digital para crianças e adolescentes, comemora o dia da árvore nas escolas entre outras ações de responsabilidade social. O pensamento de empresa socialmente responsável deve ser disseminado, como sementes que jogamos ao vento, pensando sempre o que queremos para o nosso futuro e o da comunidade em que vivemos.


Unimed conquista o Selo de Responsabilidade Social 2012

A Unimed Norte Paulista Cooperativa de Trabalho Médico, no ano que se comemora 20 anos de atuação em nossa região (Ituverava, Miguelópolis, Guará, Igarapava, Buritizal e Aramina), conquista pelo 2º ano consecutivo, o Selo de Responsabilidade Social 2012, atingindo o nível dois no índice da Unimed Brasil, que nos equipara as operadoras de grande porte, mais de 100 mil vidas na classificação.

Antecipadamente agradecemos os Cooperados, Colaboradores e promovemos aos beneficiários, nossa transparência e responsabilidade nas ações que envolvem nossa empresa.

Muito além de classificar as cooperativas do sistema, o processo de certificação do Selo de Responsabilidade Social permite auxiliar singulares e federações a constatarem seus pontos fortes e seus desafios em Responsabilidade Social Corporativa, sendo possível ao examinar os resultados, identificar oportunidades de aprimoramento em cada tema abordado.

O Selo Unimed de Responsabilidade Social, principalmente em reconhecimento à incorporação de ações de sustentabilidade às atividades da operadora, foi entregue no maior evento do sistema no estado de São Paulo, no XXIX Simpósio das Unimeds do Estado de São Paulo ? SUESP 2012, no Guarujá em 05 de julho, trata-se de um grande encontro estratégico, não apenas para as Unimeds de São Paulo, mas também de todo o País. As discussões, palestras, debates e temas abordados são amplos, e abrangem tendências econômicas.

Neste ano, a Comissão Julgadora foi formada por Arlindo Linhares, auditor-líder da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas); e Vitor Seravalli, consultor especializado em Sustentabilidade com atuação em diversas empresas de renome nacional e internacional, além das integrantes da equipe de Responsabilidade Social da Unimed do Brasil Maike Rothenburg Mohr, Aline Leôncio de Sá e Cristiane Hirota. A cada ano que passa a Unimed é mais saúde.


Unimed Norte Paulista comemora Dia da Árvore com entrega de kit de cestos recicláveis

A EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) João Antônio Macedo, foi a escola escolhida este ano para receber da Unimed Norte Paulista um kit de cestos para coleta de material reciclável.

A escola desenvolve o projeto ?Meio Ambiente? com o objetivo de conscientizar os alunos, pais e comunidade sobre a importância e necessidade de preservar o meio ambiente e os recursos naturais, organizado pela diretora Dânia Maria Souza Silva e a coordenadora Luciana Facca.

O cesto para diferenciação do tipo de lixo promove na prática a educação ambiental para os alunos que aprendem a importância da coleta seletiva do lixo.

As escolas beneficiadas até então foram a Maria Eudália Coimbra e a Maria Barbosa.

O kit foi entregue na comemoração do Dia da Árvore, realizado este ano no dia 20/09/12, estavam presentes a secretária de educação Maria Sara Abdalla Martins, o secretário do meio ambiente José Milton Alves, o policial ambiental Eduardo Paulo Souza Oliveira e a assistente social da Unimed Aline Freitas.

Os alunos realizaram apresentações em homenagem ao dia da árvore com canções e poemas à natureza. Na oportunidade foram distribuídas mudas de árvores.

Com o objetivo de preservação do meio ambiente, a Unimed Norte Paulista, através do setor de Responsabilidade Socioambiental, apoia ações que visam melhorar a qualidade de vida da comunidade do entorno, como esta, realizada pela EMEI João Antônio Macedo.


Programa Félix

A entrega dos certificados ocorreu na noite do dia 11 de dezembro de 2012 na sede do Rotary Club, um dos parceiros deste projeto de inclusão digital.

Estavam presentes o presidente da Unimed Norte Paulista Dr. José Rubens de Matos, o presidente da GMI José Antônio Lourenço, o presidente do Rotary Club de Ituverava André Luiz dos Santos, a assistente social da Unimed Aline Freitas e o rotariano Adauto Barbosa de Matos.

Implantado em 2008, o Programa Félix contribui para a formação de crianças e adolescentes com idade entre 10 e 16 anos, de baixa renda, moradores do município, qualificando-os para o mercado de trabalho, pois oferece gratuitamente aulas de Windows, Word, Excel e internet além de uniformes e material didático.

A Unimed Norte Paulista esteve presente em mais uma formatura dos alunos do Programa Félix, turma esta composta por 24 jovens da Guarda Mirim de Ituverava.

Os interessados podem procurar a Guarda Mirim para inscrição, os critérios são: ter renda familiar até dois salários mínimos e frequência escolar, sendo exigido também disciplina e assiduidade.

A Unimed Norte Paulista apoia projetos e ações que visam melhorar a qualidade de vida dos jovens e das famílias da nossa comunidade.


Unimed Norte Paulista entrega certificados do Programa Felix - 2011

Dezembro foi mês de certificação aos alunos do Programa Felix de inclusão digital. Os dois polos de ensino certificaram seus alunos, o 1º foi o Programa Felix ministrado pelo instrutor Renan Pelizaro uma parceria da Unimed com a Guarda Mirim e o Rotary Club de Ituverava. A entrega foi realizada dia 28/11/2011 na sede do Rotary.

O programa está em sua 5ª turma na sede da Guarda Mirim e já formou 136 alunos.

O 2º polo de estudos se localiza no Núcleo do Recriança II no bairro Benedito Trajano, é uma parceria da Unimed Norte Paulista com o GSI - Grupo Solidário Ituveravense. O programa está em sua 15ª turma e já formou 558 alunos.

O Programa oferece para crianças e adolescentes da cidade de Ituverava o curso básico de informática contendo Windows, Word, Excel e Internet, com duração de 04 meses, é oferecido ainda ao aluno camiseta do curso, apostila e certificado. O instrutor deste polo é Naison Vaz.

A Unimed Norte Paulista acredita na formação dos jovens para o futuro e apoia projetos que tragam oportunidades de aprendizado e cultura para a comunidade.


Doação de brinquedos para crianças carentes 2011

A entrega de brinquedos às crianças na época do Natal é uma ação da área de Responsabilidade Social da Unimed Norte Paulista, a cada ano uma creche é beneficiada com brinquedos doados pelos médicos cooperados.

Este ano foi realizada uma enquete no site www.unimednortepaulista.com.br para a escolha da creche, e a vencedora, com 83% dos votos, foi a Creche Laudelina Efigênia da Silva da cidade de Ituverava/SP, que recebeu no dia 02/12/11 brinquedos e picolés para aumentar ainda mais a festa de fim de ano. No total foram 213 crianças contempladas, entre 06 meses e 06 anos de idade.

A Unimed Norte Paulista segue os princípios de empresa socialmente responsável e sempre promove ações visando o benefício das crianças da comunidade.


Cooperar

No dia 13 de julho de 2010, a Unimed Norte Paulista firmou parceria com a Cooperar (Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Ituverava). Esteve presente para formalizar a parceria Dr Eduardo Augusto de Lima Portioli ? Superintende da Cooperativa de Trabalho Médico, as representantes da Cooperar Adriana dos Santos Moreira Ferreira ? Diretora e Cristina Francisca Ramos Furtado- Colaboradora da Cooperar.

Também prestigiou as assinaturas a assistente social da Unimed Norte Paulista, Aline de Freitas Souza. A iniciativa faz parte do Programa de Responsabilidade Sócio-ambiental, prioridade no Sistema Unimed e compromisso da nossa singular em preservar o meio ambiente.

A partir de então todo lixo da cooperativa será destinado para reciclagem através da Cooperar, como: papel, papelão, plásticos entre outros recicláveis.

A nova parceria segue a prática dos três Rs: reduzir, reciclar e reutilizar. O objetivo é colaborar para um planeta melhor no futuro que depende das ações no presente.

Economizar papel é colaborar com meio ambiente, pois 1 tonelada de papel reciclado evita o corte de 30 árvores ou mais. Além disso, com esta ação, você também ajuda a economizar água. Para se produzir 1 quilo de papel são necessários 540 litros de água.

Fonte: www.planetaunimed.com.br | Você também pode fazer parte desta ideia, entre no site www.planetaunimed.com.br e cadastre-se.


Lar dos Idosos "Comendador Takayuki Maeda"

A Unimed Norte Paulista começou em Abril de 2008 a apoiar o Abrigo de Idosos de Ituverava, visando oferecer uma qualidade de vida melhor através da assistência médica.

A Unimed repassa mensalmente R$ 500,00 destinados a prestadora de serviços médicos ? Mafer Assistência Médica e Nefrologica S/S LTDA, esta acompanha periodicamente todos os idosos abrigados.

O abrigo possui instalações adequadas para a prestação de serviço na área de abrigamento e conta com 27 apartamentos e atualmente atende cerca de 47 idosos. Oferecer serviços de qualidade vem de encontro as necessidades postas atualmente com o advento do crescente número de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Com o suporte da Unimed o Lar de Idosos ganha na prevenção de doenças relacionadas a pessoa idosa porque o abrigado conta com acompanhamento médico contínuo e agora também recebe orientações da nutricionista que elabora cardápios diferenciados com dietas específicas para cada morador.


Programa Félix

Projeto Félix - Unimed Norte Paulista Implantado em 2004, o Programa Félix da Unimed Norte Paulista visa a inclusão digital de crianças e adolescentes, de 10 a 16 anos, de baixa renda, moradores do município. Já foram formadas 9 turmas, num total de 341 jovens, que foram preparados para ingressarem no mercado de trabalho com mais conhecimento e competitividade.

O projeto conta atualmente com dois polos, um no Centro Comunitário Benedito Trajano Borges, com espaço cedido pela Prefeitura Municipal de Ituverava, nele as atividades são desenvolvidos em parceria com a Organização Não Governamental Grupo Solidário Ituveravense (GSI).

O outro polo foi instalado na sede da guarda-mirim que é administrado pelo Rotary Club de Ituverava, visando a capacitação dos jovens da guarda-mirim de Ituverava, estes participam do curso de informática e de outros cursos oferecidos pela guarda-mirim e são colocados em empresas, onde praticam o que aprendem e desenvolvem outras capacidades/atividades.

Os critérios para a participação dos jovens no projeto são: ter renda familiar de até dois salários mínimos e freqüência escolar, sendo exigido também disciplina e assiduidade.

No curso os alunos têm aulas durante 4 meses, duas vezes por semana de digitação, Internet, Windows, Word, Excel, além de trabalhar temas ligados a auto-estima. Os resultados são sentidos nas escolas, pois os jovens melhoram o raciocínio e se sentem mais estimulados e confiantes.

A Unimed Norte Paulista investiu no ano de 2009 cerca de R$13.814,89 destinado ao pagamento dos instrutores, manutenção da linha telefônica e do provedor de acesso a internet, seguro anual e manutenção dos equipamentos. Os alunos ainda recebem uniforme e material didático totalmente gratuitos.