2ª Via de boleto (16) 3830-3000
0800 942 5015

APS - Atenção Primária à Saúde

O plano de Atenção Primária à Saúde oferece ao paciente o atendimento personalizado de um médico referência, que conhece todo seu histórico e faz o acompanhamento do seu tratamento.
Esse médico é um verdadeiro gerente da saúde do paciente. O médico pessoal e a equipe multiprofissional coordenam todo o cuidado, identificam e solucionam a maioria dos problemas de saúde do paciente e de seus familiares, a fim de prevenir doenças e promover saúde.
Os clientes da Atenção Primária à Saúde também contam com uma estrutura imediata de atendimento – o Espaço Viver Bem.
A agilidade da assistência é outra característica da Atenção Primária à Saúde. Não há espera na fila do consultório. Outro exemplo é o prazo para realização de exames e para o agendamento da consulta com médicos de outras especialidades, que é feito diretamente pela equipe da APS, descomplicando a vida do paciente.
A APS é formada por uma equipe integrada, constituída pelo médico de família, enfermeiro e técnico de enfermagem que verifica e controla a agenda do paciente, cobra a realização de exames, o retorno médico e até mesmo o uso de remédios, sempre pensando na sua saúde e de seus familiares.

Com a Atenção Primária à Saúde, a assistência não é voltada para o sintoma da doença, e sim para você. Está com uma queixa de dor? É simples. Basta procurar o seu médico da Atenção Primária à Saúde. Muito mais prático e simples.
Como ele conhece você e tem seu histórico médico, dará o encaminhamento necessário. Se for preciso, encaminhará a outro especialista, já com as informações. Além disso, o seu médico e o especialista conversam para entender melhor sobre a dor e tudo isso ficará guardado em seu histórico, caso ela volte a aparecer.

O médico como gerente de sua saúde

Com a Atenção Primária à Saúde, você terá um médico de referência, que conhecerá seu histórico e fará todo o seu acompanhamento. Esse médico, será um verdadeiro gerente da sua saúde. O médico pessoal e a equipe multiprofissional coordenam todo o cuidado, identificam e solucionam a maioria dos seus problemas de saúde e de seus familiares, a fim de prevenir doenças e promover saúde.

Que médico procurar?

Você acorda com uma dor no corpo. O que fazer? Procura um médico para atendê-lo? Quem? Um ortopedista? Mas e se for um problema de outra ordem? Dessa forma, além de atrasar sua recuperação, as chances de erros no diagnóstico são grandes. Está com uma queixa de dor? É simples. Basta procurar o seu médico da Atenção Primária à Saúde. Muito mais prático e simples. Como ele conhece você e tem seu histórico médico, dará o encaminhamento necessário. Se preciso for, encaminhará a um outro especialista, já com as informações. Além disso, o seu médico e o especialista conversam para entender melhor sobre a dor e tudo isso ficará guardado em seu histórico, caso ela volte a aparecer.

Como funciona?

Todos os pacientes são convidados para a primeira consulta no Serviço de Atendimento Primário à Saúde. Mas se você sentir algum sintoma, pode agendar sua consulta.

Sem demora

Agendando sua consulta, você aguardará, no máximo, 20 minutos para ser atendido. Esse é o nosso compromisso.

Agendamento descomplicado

Você pode agendar sua consulta pelo telefone (016) 3830-3048, pelo WhatsApp (016) 99171-607. Ou ainda, de forma presencial. Tenha sempre em mãos o cartão da Unimed para realizar o agendamento

Nosso horário de atendimento:

A Atenção Primária à Saúde atende de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h, no Espaço Viver Bem, que fica na Rua Rotary, Nº 813.

E se eu precisar de médico de outra especialidade?

Para ter acesso a eles, o seu médico pessoal irá identificar a necessidade do cuidado especializado e recomendar as melhores alternativas. Para ter consulta com o médico especialista, é necessário que o médico da APS tenha feito o referenciamento com protocolo de liberação. A própria equipe da APS já agenda sua consulta com o especialista. Após a consulta, o cliente retorna aos cuidados da equipe de APS com a contra referência. Este documento é de extrema importância para que o médico de família tenha conhecimento do seu tratamento e possa conduzir junto com o especialista.
Mas se você optar em consultar direto com o especialista sem a orientação do seu médico referência, uma taxa de fator moderador será cobrada, conforme cláusulas contratuais.

Fui atendido na APS e o médico me encaminhou para outro especialista. Consultei a primeira vez e agora preciso ir ao retorno. Como faço?

Nos casos de consultas de retorno com prazo menor que 30 dias não é necessário novo protocolo de liberação. Caso a consulta ocorra após os 30 dias, o protocolo deverá ser solicitado à APS com 48h de antecedência.

E como funciona o atendimento da Atenção Primária à Saúde para pacientes que já estejam em tratamento ou acompanhamento médico?

O tratamento terá continuidade. Para isso, entre em contato com a equipe da APS e agende consulta com o médico de Medicina de Família, no Espaço Viver bem, para as orientações necessárias.

E se precisar de atendimento fora do horário da Atenção Primária à Saúde?

Os atendimentos de urgência e emergência, como acidentes, sangramentos, traumas ou quadros que ofereçam risco são atendidos nos prestadores credenciados. Evite ao máximo procurar por atendimentos em prontos-socorros, se puder esperar pelo atendimento da Atenção Primária à Saúde. Assim, você terá melhor resolutividade para seu problema. A unidades de prontos-socorros são exclusivas para atendimentos de urgência e emergência e não deve ser procurada para consultas eletivas.

Existem especialidades que o paciente pode passar sem a necessidade de referenciamento da equipe de APS?

Sim, algumas especialidades são liberadas:
Oftalmologia;
Anestesiologia para avaliação pré cirúrgica;
Ginecologia e Obstetrícia para realização de pré-natal;
Pediatria para crianças com até um ano de idade.


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