2ª Via de boleto (16) 3830-3000

Guia de Especialidades

Veja a descrição de todas as especialidades médicas:

Acupuntura

Ramo da Medicina tradicional chinesa e um método de tratamento chamado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Saúde.

Alergia e Imunologia

Diagnóstico e tratamento das doenças alérgicas e do sistema imunitário.

Anestesiologia

Estudo da dor e anestesia. Aplicações médico-cirúrgicas da anestesia.

Angiologia

Estuda o tratamento das doenças do aparelho circulatório. Tratamento dos vasos sanguíneos (artérias e veias).

Cancerologia

Estuda as neoplasias (tumores malignos) e a forma de como essas doenças se desenvolvem no organismo.

Cardiologia

Cardiologia é o ramo da medicina que estuda o funcionamento, a anatomia e as doenças do coração, das artérias, das veias e, em geral, de todos os componentes do sistema cardiovascular.

Cirurgia Cardiovascular

Cardiologia é o ramo da medicina que estuda o funcionamento, a anatomia e as doenças do coração, das artérias, das veias e, em geral, de todos os componentes do sistema cardiovascular Sintomas relacionados a lesões de certas partes do coração.

Cirurgia da Mão

É uma especialidade médica que se ocupa da prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das patologias que acometem as mãos.A cirurgia da mão engloba todo o membro superior , o que implica em tratar afecções que possam acometer estruturas.

Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Tratamento cirúrgico de doenças da cabeça e do pescoço.

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Ramo da Medicina que estuda, sob o ponto de vista cirúrgico, as doenças que são oriundas dos órgãos responsáveis pela digestão dos alimentos.

Cirurgia Geral

Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.

Cirurgia Pediátrica

Cirurgia geral em crianças.

Cirurgia Plástica

Tratamento para correção das deformidades, má formação ou lesões que comprometem funções dos órgãos através de cirurgia de caráter reparador.

Cirurgia Torácica

Tratamento cirúrgico de doenças do tórax.

Cirurgia Vascular

Tratamento das veias e artérias, através de cirurgia.

Clínica Médica

Tratamento e diagnóstico de doenças em geral e orientação para os tratamentos específicos.

Coloproctologia

estuda as doenças do intestino grosso (colon), do reto e ânus.

Dermatologia

Tratamento das doenças da pele.

Endocrinologia

Tratamento das glândulas de secreção interna e sua função.

Endoscopia

Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.

Gastroenterologia

É a especialidade da medicina que trata das patologias do aparelho digestivo A gastroenterologia também leva em conta a relação do aparelho digestivo (composto pela boca, faringe, esôfago, estômago e intestinos delgado e grosso).

Genética Médica

Diagnóstico, tratamento e controle dos distúrbios hereditários. A genética clínica aplica a genética no cuidado com o paciente. Os termos também são utilizados como sinônimos.

Geriatria

Estudo, prevenção e tratamento das doenças e da incapacidade em idades avançadas. O termo deve se distinto de gerontologia, que é o estudo do envelhecimento em si.

Ginecologia e Obstetrícia

É a especialidade que trata da saúde da mulher, da infância à terceira idade Dedica atenção especial ao aparelho genital - composto por vagina, ovários, útero e trompas de Falópio - tanto no aspecto curativo como preventivo.

Hematologia e Hemoterapia

Tratamento das doenças do sangue.

Hemodinâmica ou Cardiologia Intervencionista

Hemodinâmica ou Cardiologia Intervencionista é um conjunto de procedimentos médicos invasivos para diagnóstico e tratamento de cardiopatias.

Homeopatia

Método terapêutico cujo princípio está baseado na similia similibus curantur ("os semelhantes curam-se pelos semelhantes").

Infectologia

Tratamento das doenças infecciosas.

Mastologia

Tratamento de doenças da mama.

Medicina do Trabalho

Promoção e preservação da saúde do trabalhador. O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato a determinado trabalho e realiza reavaliações periódicas de sua saúde dando ênfase aos riscos ocupacionais.

Medicina Esportiva

Ocupa do cuidado físico de atletas. Medicina Física e Reabilitação Diagnóstico e terapêutica de diferentes entidades tais como patologias traumática, do sistema nervoso central e periférico, orto-traumatológica, cardio-respiratória.

Medicina Intensiva

Suporte avançado de vida à pacientes com desarranjo agudo de alguma função vital.

Medicina Legal

Conhecimentos técnico-científicos da Medicina para o esclarecimento de fatos de interesse da Justiça. Seu praticante é chamado de médico legista ou simplesmente legista.

Medicina Nuclear

Exame através de substâncias radioativas para diagnósticos como cintilografia.

Nefrologia

Tratamento de doenças próprias dos rins.

Neurocirurgia

Tratamento do sistema nervoso através de cirurgia.

Neurologia

É a ciência que estuda os distúrbios e patologias dos sistemas nervosos central (cérebro, medula espinhal e alguns nervos da visão) e periférico (ramificações de nervos que se espalham por todo corpo humano).

Nutrologia

Diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar.

Oftalmologia

Trata as doenças dos olhos.

Ortopedia/Traumatologia

É o ramo da medicina que trata das alterações em ossos, músculos e articulações sejam elas congênitas (desde o nascimento), desenvolvidas durante a vida do paciente, ou por causa de problemas de postura em conseqüência da idade, acidentes ou doenças.

Otorrinolaringologia

É a especialidade médica que trata de problemas relacionados ao ouvido, nariz, seios da face e garganta, seja através de medicamentos, seja por meio de procedimentos cirúrgicos.

Patologia

(derivado do grego pathos, sofrimento, doença, e logia, ciência, estudo) é o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados. Ela envolve tanto a ciência básica quanto a prática clínica. Patologia Clínica / Medicina Laboratorial Tem por objetivo auxiliar os Médicos de diversas especialidades no diagnóstico e acompanhamento clínico de estados de saúde e doença, através da análise de sangue, urina, fezes e outros fluidos orgânicos.

Pediatria

Tratamento clínico das doenças e acompanhamento do desenvolvimento da criança.

Pneumologia

É a especialidade da medicina que estuda o mecanismo de funcionamento da respiração e da estrutura dos pulmões, responsável pelo tratamento das doenças pulmonares e respiratórias, incluindo as intervenções de cirurgia torácica.

Psiquiatria

É a parte da medicina que previne e trata ao transtornos mentais e comportamentais.

Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Diagnóstico de doenças pela radiografia ou radioscopia. Exemplos: Radiologia Geral, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Densitometria Óssea etc.

Radioterapia

Tratamento empregado em doenças várias, com o uso de raio X ou outra forma de energia radiante.

Reumatologia

É a especialidade médica que cuida das doenças clínicas (não cirúrgicas) do aparelho locomotor. Essas doenças podem ser inflamatórias, infecciosas, degenerativas, metabólicas, etc.

Urologia

Tratamento das doenças do aparelho urinário (masculino e feminino) e do aparelho genital masculino.